O que dizer de Marcelo Gastaldi ? É fato que sem ele, as séries Chaves e Chapolin não teriam o mesmo o sucesso. Além de dublar os dois protagonistas das séries mais queridas por nós, Gastaldi ainda foi diretor da dublagem, fazendo um trabalho irrepreensível.
Sua morte, há mais de 10 anos atrás, foi o mais duro golpe que a nação chavesmaníaca poderia receber. Eu chego a dizer que para nós, brasileiros, Gastaldi é tão importante quanto Chespirito.
Além de ator e dublador, Gastaldi era músico e foi integrante do grupo "Os Iguais", junto com Mário Lúcio de Freitas, que fez as vinhetas e músicas brasileiras da série. Aliás, junto com Mário Lúcio, compôs várias músicas para o LP do Chaves, músicas que ouvimos até hoje na série da TV.
MAGA ou Magaldi, como era conhecido, era amigo de todos os dubladores que trabalharam em "Chaves" e "Chapolin", esse entrosamento da vida real acaba se refletindo na dublagem, podemos ver a química entre os dubladores (mesmo cada um gravando sua fala em separado). Gastaldi era tão genial que até frases sem nexo do Chaves viraram clássicas, como "Qual é a diferença entre o tinteiro e a canção da ausência?", "Os lambareeeeees"(única fala em que dublou o Godinez), - Que história é essa de abacaxis? "Os petecas".
Sem contar frases que só de lembrar, dá vontade de rir "Minha marretinha", "Cacuquei tetinho", "Churrrros ! Pra vocês, os churros ! Seu Madruga, me vê um churro ? Que que foi que foi que que há ? Claro que sim. Seu churro, me vê um Madruga ?"
Certamente se o MAGA estivesse vivo, o SBT mandaria dublar mais episódios inéditos e não teríamos a saturação de hoje em dia, a morte do Marcelo foi um golpe fatal, especialmente, nos chavesmaníacos(já que o Chapolin, pelo menos, tem tido episódios inéditos recentemente).
Além do trabalho espetacular, memorável nas séries CH, Gastaldi fez a melhor dublagem de todos os tempos no desenho SNOOPY, como o personagem Charlie Brown, ele e sua turma, mudaram o nome de vários personagens para Betty Pimentinha, Isaura, Lino, e fizeram um trabalho tão marcante, que tornaram (para os mais exigentes) impossível ver SNOOPY com outra dublagem. MAGA imortalizou expressões como "Que puxa!".
Além de tudo, Gastaldi foi um dos locutores dos títulos do desenho PICA PAU, o desenho mais engraçado de todos os tempos, na minha opinião. O Marcelo era um pouco Midas, tudo o trabalho que fazia, era um sucesso.
Ouça aqui um episódio do PICA PAU anunciado pelo Gastaldi :
http://www.youtube.com/watch?v=DRAVtTOpB5s
Como dublador de séries e desenhos:
. Criador da "MAGA", responsável pela direção e elenco de dublagens feitas na TVS (SBT).
. Dono do estúdio de dublagem Marsh Mallow
. Chaves (Chaves)
. Chapolin (Chaves)
. Charlie Brown (Snoopy)
. Dr.Chapatin (Chaves)
. Beterraba (Chaves)
. PC (Pooples)
. Locutor dos títulos do desenho PICA PAU.
. Locutor da abertura do programa KIKO.
. Wada (Spectreman)
. Traça (Batman)
. Mike (The Monkees)
Como dublador em filmes :
. John Lennon (dublagem MAGA)
. Jornalista (Alligator)
Como ator:
TV
. Mau Mau (piloto da série Feroz e Mau Mau)
. Sombras do Passado em SBT (1983)
. Lupércio em Turbilhão (1965)
. Eu Amo Esse Homem em TV Paulista (1964)
. As Grandes Esperanças (1961)
Cinema
. Papagaio Gaio(Regina e o Dragão de Ouro)
Como cantor:
. Grupo Os Iguais(Jovem Guarda)
Fonte: Chespirito Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário