O mundialmente famoso "Don Ramón".
Nasceu em 1923.Teve 3 esposas e uma delas era a cantora Aracely Julian e aproximadamente 10 filhos entre eles Gabriela, Carmen e Aracely;teve dois irmãos chamados Manuel Valdés "El loco" e Gérman Valdés "El Tin Tan".
Originário da Cidade Do México,tinha dois anos de idade quando seu pai o levou para a "Ciudad Juarez". Trabalhou em diversos filmes junto aos seus irmãos: "Calabacitas tiernas"(1948), "El rey del Barrio"(1949), "Soy Charro de Levita"(1949), "La marca del Zorrillo"(1950),"Fuerte, audaz y valiente"(1960) e "El capitan Mantarraya" (1969);Ramon era um veterano do cinema, e atuou em quase 50 filmes. Também trabalhou em "Sabados de la Fortuna" no canal 8 onde fazia uma sketch ue durou apenas um ano.
![]() |
"Ramón à esquerda, em um filme de início de carreira" |
Trabalhou junto a Chespirito em uma película fazendo um papel pequeno. Foi aí que conheceu "Chespirito".
Com o trabalho em "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada" onde se sentava em uma mesa quadrada e interpretava "El ingeniebrio Don Juan Ramon Valdez y tirado al anis". Atuou também em "Chespirito y la mesa cuadrada".Se fez mundialmente conhecido ao atuar na série "El Chavo del Ocho" onde fazia o "Seu Madruga"; alcançou sua maior popularidade,já que possuía uma incomparável forma de interpretar seu personagem.Ramón já conhecia Angelines Fernandez do cinema e se tornaram muito amigos,tem quem diga que eles tinham uma "amizade colorida".
![]() |
"O famoso Racha-Cuca" |
Atuou também em "El Chapulin Colorado" interpretando na maioria das vezes o vilão da história, como "Racha-Cuca" e "Tripa-Seca". Ramón Valdés integra o elenco do filme "El Chanfle" e deixa o programa em 1979 para trabalhar com Carlos Vilagrán na série venezuelana "Federrico" onde interpretava "Don Moncho".
Em 1981 Ramón Valdés volta ao México e com Chespirito segue interpretando o Seu Madruga e outros personagens agora no programa "Chespirito", além de realizar viagens por toda a República Mexicana com o seu circo. Ramón Valdés permaneceu somente por um ano no programa "Chespirito"... até que em 1988 volta à Televisão ao lado de Carlos Villagrán e com ele atua a série "¡Ah, que Kiko!" no México, pela emissora TeleRey, onde interpretava o próprio "Don Ramón", tinha o mesmo nome apesar de ser um personagem distinto. Mas gravou
![]() |
"Já com mais de 60 anos, com Maria Antonieta" |
somente alguns alguns capítulos pois viria a falecer em 9 de Agosto do mesmo ano, vítima do fumo em excesso(câncer no estômago), sendo substituído então pelo ator Sergio Ramos; logo a série não durou muito.
Hoje Ramón Valdés permanece vivo nos corações dos "chavesmaníacos" de todo o mundo, tendo como razão dessa admiração o inigualável "Seu Madruga", o personagem mais querido pelos fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário